terça-feira, 17 de novembro de 2009



KM (GESTÃO do CONHECIMENTO)

Obj: Compartilhar melhores praticas de gestão / Administrar projetos / Acelerar inovação (Ex: Índia: onde tem o maior numero de programadores) / Reduzir as “panelas” / resistência dentro das empresas /
A Gestão do Conhecimento é um dos fatores estratégicos mais importantes para as empresas (grandes ou pequenas) obterem vantagens competitivas dentro do seu nicho de mercado. Através dela, a empresa melhora as relações entre funcionários, fornecedores e clientes de forma controlada, de modo a facilitar o intercâmbio de informações e fomentar a troca de conhecimentos.
Umas das ferramentas para usar a filosofia do KM são os Blogs e a Intranet

SAIBA MAIS
http://www.fgvsp.br/conhecimento/home.htm
http://www.iconenet.com.br/ged/correlatos/km.html
Um dos maiores especialistas brasileiros na área de Gestão do Conhecimento, é o Prof. Dr. José Cláudio Terra. Não deixe de visitar o seu site em:
http://www.terraforum.com.br
Um vídeo interessante é o do famoso Prof. Marins, da Commit (http://www.commit.com.br) empresa especializada em vídeos empresariais, com o tema: Gestão do Conhecimento: como otimizar a informação e o conhecimento na empresa.





SCM – Supply Chain Management
O primeiro deles é o SCM - Supply Chain Management (processos internos), e o segundo, o EDI – Electronic Data Interchange (processos de terceiros).

SCM (Gestão do Canal de Suprimentos): integração de todas as partes da cadeia produtiva, por meio da Tecnologia da Informação, a fim de garantir ao cliente a satisfação de suas necessidades de bens ou serviços, dentro do tempo e do custo
acordados.
O nome Cadeia de Valor é bem adequado, pois, ao possuir uma cadeia tão
racional de processos, o valor agregado vai aumentando proporcionalmente.
A sigla SCM normalmente está associada com a área de Logística.

SAIBA MAIS
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ger%C3%AAncia_de_cadeia_de_suprimentos

Como a sua empresa se conecta ao mundo externo?

Um comentário:

  1. A postagem é muito interessante. O maior valor, hoje, chama-se conhecimento, no mais das vezes negligenciado.
    Como muito bem comentado, o conhecimento deve garantir a satisfação das necessidades.
    Tais necessidades dos clientes não se restringem à venda, mas devem, necessariamente, se estender ao pós venda. Não é o que vemos na interação empresa - cliente quando analisamos a relação entre o consumidor e as empresas de telefonia, por exemplo, ou as empreiteiras, que vendem apartamentos na planta (verdadeiras vendas por catálogo).
    Os contratos, de adesão, com cláusulas leoninas, são impingidas aos clientes, e o produto entregue, geralmente, fica aquém do prometido.
    É necessário um basta, tanto do poder público - leia-se Legislativo, Executivo e Judiciário - e das associações civis. Se não funciona a sanção, por falta de vontade política, que despontem aquelas que tenham compromisso, senão com o cliente, ao menos com o melhor gerenciamento de seus ativos humanos.
    Com o tempo, a fórmula "vender a qualquer custo" pode custar muito caro.

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